Octogenário que baleou o genro saiu em liberdade mas vai ser institucionalizado
Joaquim da Cerca, o homem de 86 anos que disparou sobre o ex-genro na segunda-feira, num monte próximo de Santana da Serra, no concelho de Ourique, foi esta quarta-feira ouvido no tribunal desta vila, tendo saído em liberdade com termo de identidade e residência.
Corpo do artigo
14862616
No entanto, segundo apurou o JN, o idoso deverá ser institucionalizado no Lar da Casa do povo de Santana da Serra, localidade onde vivem outros familiares.
O octogenário ficou ainda proibido de contactar a vítima, Jesuíno Guerreiro, de 70 anos, e de adquirir armas por um período de seis meses.
A tentativa de homicídio ocorreu pouco passava das 19 horas no Monte do Peixe, na sequência de uma desavença familiar relacionada com a ocupação da habitação existente no local.
O ex-genro do octogenário pressionou-o para que vendesse as ovelhas e deixasse a habitação, já que queria mudar-se para lá com a companheira.
Não aceitando a situação, Joaquim da Cerca foi ao armeiro, carregou uma das caçadeiras e fez dois disparos contra Jesuíno, que deu o alerta às autoridades. Depois de algum tempo na habitação, o idoso acabou por refugiar-se no mato.
Deixando alguns operacionais no interior da casa, a GNR simulou o fim das buscas e, convencido de que os policiais já não estariam no local, Joaquim voltou a casa e acabou detido.