Dinheiro falso enviado da China por correio: apreendidos 1,2 mil milhões de euros

Dinheiro falso apreendido
Foto: DR/Europol
Uma operação policial europeia que incluiu 18 países e foi liderada por Áustria, Portugal e Espanha impediu a entrada em circulação de cerca de 1,2 mil milhões de euros em notas e moedas falsas de várias divisas.
Em comunicado, a Europol descreve esta quarta-feira que o alvo foram redes criminosas que distribuíam o dinheiro falso através de serviços postais e que 90% das apreensões aconteceu com remessas para a Europa oriundas da China.

Foto: Europol
"As autoridades romenas intercetaram mais de 4,8 milhões de notas de euro com "design" alterado e desmantelaram um depósito que continha mais de 223 mil notas falsificadas enviadas da China. Além disso, três apreensões separadas, em Portugal, Reino Unido e Estados Unidos, revelaram mais de 220 mil moedas falsificadas em euros, libras e dólares americanos", lê-se.
Ainda segundo a Europol, "entre junho e novembro de 2025", as diversas autoridades (polícias e alfândegas) "apreenderam 379 encomendas com moeda falsa".

Foto: Europol
Aquelas apreensões desencadearam outras 70 novas investigações sobre redes criminosas e, no total, foram identificados mais de sete milhões de itens falsificados, incluindo 4,8 milhões de notas e moedas em euros, 2,3 milhões em dólares, 23.302 em libras esterlinas e 4.800 em francos suíços.
Além das autoridades portuguesas, a operação envolveu agentes de Áustria, Bulgária, Croácia, República Checa, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Países Baixos, Polónia, Roménia, Sérvia, Espanha, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos da América.
