Era no Bar Central, em pleno centro da cidade de Mirandela, que Amílcar Teixeira, pai de Edmar, antigo concorrente do "Big Brother", vendia parte da droga que adquiria na zona do Porto, ao seu amigo Vítor Soares, que conheceu nas galas do "reality show" da TVI, quando este marcava presença para apoiar a mulher, Sónia Jesus.
Corpo do artigo
Foi a partir daí que ambos começaram o negócio do tráfico de droga que acabou por culminar na constituição de uma rede, envolvendo mais quatro pessoas: uma técnica superior da câmara de Mirandela, o marido desta, o irmão de Amílcar Teixeira (tio de Edmar) e ainda um homem residente no concelho de Boticas.
Todos foram detidos na semana passada, na Operação "Semente em pó", desenvolvida pela GNR, após cerca de dois anos de investigação por parte do Núcleo de Investigação Criminal de Mirandela.
Ao que o JN apurou, o "modus operandi" da rede funcionava com deslocações constantes de Amílcar à zona do Porto para comprar a cocaína a Vítor Soares. O pai de Edmar transportava o produto estupefaciente para Mirandela. A maior parte era tratado, acondicionado e enterrado em terrenos pertencentes ao marido da engenheira da câmara de Mirandela, sendo desenterrado à medida que eram solicitadas as encomendas para consumidores de vários concelhos da região. Eram de Mirandela, Vila Flor, Valpaços, Chaves e Boticas.
Outra parte da droga era vendida no próprio Bar Central e a outros consumidores que contactavam a técnica superior da autarquia.
Paralelamente, Amílcar Teixeira também cultivava plantas de canábis, aproveitando locais em que a vegetação não permitia detetar a presença das mesmas, e posteriormente, o marido da engenheira da câmara, procedia à sua secagem e embalamento em armazéns, no concelho de Mirandela.
Recorde-se que, depois de ouvidos em primeiro interrogatório pelo juiz de instrução criminal do tribunal de Mirandela, quatro detidos ficam a aguardar julgamento em prisão preventiva: o pai de Edmar, o marido de Sónia Jesus, a engenheira da câmara e o marido.
O tio de Edmar e um homem residente no concelho de Boticas ficam em liberdade com obrigatoriedade de apresentações bissemanais às autoridades.