Um veleiro carregado com 263 quilos de cocaína foi apreendido pela Polícia Judiciária (PJ). A embarcação, com cerca de 14 metros de comprimento, zarpou da América Latina e estava a atravessar o Oceano Atlântico em direção à Europa. Os dois tripulantes foram detidos.
Corpo do artigo
Segundo um comunicado da PJ desta segunda-feira, o homem e mulher são estrangeiros e têm 58 e 66 anos. Estão detidos em Ponta Delgada, nos Açores, para onde o veleiro foi escoltado e chegou na manhã desta segunda-feira. Será também em Ponta Delgada que os suspeitos serão interrogados pelo juiz.
"A operação "Albus", conduzida pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ, foi desencadeada no âmbito de inquérito dirigido pelo DIAP de Lisboa, e contou ainda com a colaboração do Bundeskriminalamt, da Alemanha, da Drugs Enforcement Administration dos EUA, da Direction Nationale du Renseignement et des Enquêtes Douanières, de França, da National Crime Agency do Reino Unido e também com o apoio do Maritime Analisys and Operations Centre - Narcotics com sede em Lisboa, explica a PJ.
A localização e abordagem à embarcação contou com o apoio da Marinha Portuguesa e da Força Aérea.