Cinco homens dedicaram-se ao roubo violento de carrinhas de valores em Almada, Seixal e Montijo entre o fim de 2019 até meados deste ano. A Unidade Nacional de Combate ao Terrorismo da PJ conseguiu desmantelar o grupo, que seguia as carrinhas de valores e ameaçava com arma de fogo os seus ocupantes para passarem o dinheiro. O Ministério Público acaba de os acusar.
Corpo do artigo
12213283
11550454
O grupo vai responder por crimes de roubo agravado, furto qualificado, associação criminosa, condução sem habilitação legal, condução perigosa, detenção de arma proibida, falsificação de documentos qualificado e consumo de estupefaciente. A investigação apurou todo o "modus operandi" dos suspeitos.
Entre final de 2019 até meados de maio de 2020, os indivíduos marcavam encontros em dias, horas e locais determinados, dividindo-se por grupos e veículos. Munidos de luvas, passa-montanhas, máscaras e armas prontas a disparar, circulavam pelas localidades escolhidas à espera de encontrarem carrinhas de transporte de valores.
Seguiam as carrinhas, vigiando-as, à espera do momento oportuno para abordarem os seguranças, mediante ameaça de arma de fogo, e se apoderaram dos valores transportados.
A maioria dos arguidos está sujeita à medida de coação de prisão preventiva, ficando os restantes em prisão domiciliária.