A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois cidadãos estrangeiros, com 23 e 26 anos, por serem suspeitos de vários crimes de burla informática, falsidade informática e acesso ilegítimo associados ao crime de branqueamento de capitais, na Amadora.
Corpo do artigo
A investigação iniciou-se em junho de 2023, "tendo por factos o crédito do montante aproximado de 85 mil em contas bancárias em nome de uma empresa, constituída para fins ilícitos, por parte de um dos indivíduos", refera a PJ, em comunicado dvulgado esta sexta-feira.
Os fundos, segundo a Judiciária, "foram obtidos através de engenharia social baseada nos conhecidos modi operandi BEC (business email compromisse) ou CEO Fraud, lesando duas empresas estrangeiras em milhares de euros".
Mas, no desenvolvimento da investigação, foi possível apurar que os dois suspeitos também receberam vários montantes, provenientes de burlas associados ao esquema conhecido por “Olá Pai/Olá Mãe”.
A PJ apreendeu equipamentos móveis e objetos relacionados com a prática criminosa.
Os detidos foram ouvidos em primeiro interrogatório judicial, tenho-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações bissemanais.