A Polícia Judiciária está a realizar buscas nas instalações da Ordem dos Enfermeiros, para "recolha de prova" relacionada com uma queixa efetuada pela bastonária da classe.
Corpo do artigo
As buscas foram confirmadas à agência Lusa por fonte ligada à investigação, depois de a SIC revelar que as diligências da PJ resultam de uma denúncia da bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, sobre alegadas irregularidades financeiras no seio da instituição.
Em fevereiro, a imprensa noticiou que a bastonária instaurou processos disciplinares contra a sua vice-presidente, Graça Machado, e contra José Lopes, diretor financeiro.
A Graça Machado são imputados factos como acumulação ilegal de ordenados (da Ordem dos Enfermeiros e da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo), despesas sem justificação e uma "cunha", enquanto José Lopes é acusado de ter alterado o sistema informático que controla as horas de trabalho, de não ter pago o IMI de vários imóveis que são propriedade da Ordem e de ter metido uma "cunha", de acordo com o "Diário de Notícias".
Posteriormente, segundo noticiou então a TVI, o diretor financeiro e a vice-presidente, ambos suspensos de funções, acusam a bastonária de várias irregularidades relacionadas com o preenchimento de despesas e com a reestruturação dos serviços jurídicos, alegadamente em interesse próprio.