A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, na segunda-feira, quatro indivíduos no âmbito de uma operação contra o tráfico de estupefacientes, realizada nos concelhos de São João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.
Corpo do artigo
Um dos pontos de venda de droga encontrava-se nas imediações de um estabelecimento de ensino.
A ação, que resultou de uma investigação da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Espinho, decorreu entre as 7 e as 17 horas, e envolveu o cumprimento de mandados de busca domiciliária e não domiciliária emitidos pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Santa Maria da Feira.
As autoridades realizaram buscas em sete residências e dois estabelecimentos de restauração e bebidas, localizados em Cucujães (Oliveira de Azeméis), na cidade de São João da Madeira e em Arrifana (Santa Maria da Feira). Um dos pontos de venda de droga encontrava-se muito perto de uma escola básica e secundária de São João da Madeira.
Foram detidos dois homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 27 e os 50 anos, alguns dos quais com antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime.
Durante a operação, foram apreendidas cerca de 1800 doses de droga (haxixe, cocaína e liamba), aproximadamente 56 mil euros em numerário, 63 réplicas de armas de fogo, três viaturas, cerca de 40 ferramentas (algumas de uso industrial como geradores e compressores), duas máquinas de jogo, três máquinas de contar dinheiro, três computadores portáteis, duas câmaras de videovigilância e dois televisores.
A operação contou com o apoio de várias valências da PSP — incluindo o Grupo Operacional Cinotécnico, a Unidade Especial de Polícia e a Polícia Técnica Forense — bem como da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Os quatro detidos serão presentes, esta tarde, ao Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira para determinação de eventuais medidas de coação.