Polícia de folga baleado a impedir assalto à casa que está a construir em Ermesinde
Um agente da PSP de folga foi atingido com um disparo quando, ao início da madrugada desta quinta-feira, tentava impedir um furto à casa que está a construir, em Ermesinde. O suspeito do crime, que também ficou ferido, ainda conseguiu fugir do local, mas seria detido pouco depois.
Corpo do artigo
Ambos os feridos foram transportados para o o Hospital de São João, no Porto, mas nenhum corre risco de vida.
O polícia trabalha na esquadra de São Mamede de Infesta, em Matosinhos, e terminou o turno pela meia-noite. Mas antes de ir para a atual residência, dirigiu-se à casa que está a construir, em Ermesinde. Fê-lo porque a obra vinha sendo alvo de sucessivos furtos e o agente quis assegurar-se de que, naquela madrugada, o local não era assaltado uma vez mais.
Ao chegar à rua da Cabeda, o polícia percebeu que um casal estava no interior da sua habitação, à procura de materiais que pudessem vender no mercado negro, e tentou impedir o furto. Os assaltantes resistiram e, em circunstâncias ainda por apurar, foi efetuado, pelo menos, um disparo, que atingiria o elemento da PSP junto ao joelho.
Tudo aponta para que o tiro tenha sido efetuado pelo próprio polícia, mas só as perícias a realizar pela Polícia Judiciária, entretanto chamada ao caso, poderão verificar esta hipótese.
Casal fugiu, mas foi detido pela PSP
Os Bombeiros Voluntários de Ermesinde confirmam, ao JN, que, à 1.02 horas, foram acionados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes e que, à chegada ao local, encontraram o polícia baleado. Apesar do ferimento não ser considerado grave, este foi transportado para o Hospital ee São João.
Os bombeiros só assistiram o agente, porque o casal de assaltantes já tinha fugido da habitação em construção. Contudo, seria localizado e detido pouco depois, nas imediações da residência assaltada, por patrulhas da esquadra de Ermesinde que foram em socorro do colega.
Nessa ocasião, descobriu-se que o suspeito surpreendido pelo agente também tinha um ferimento na zona da virilha provocado por uma bala. Foi, tal como o polícia, transportado para o Hospital São João. Já a mulher envolvida no furto foi identificada e libertada.