Uma operação da Europol em 21 países, incluindo Portugal, levou à apreensão de 28 milhões de produtos contrafeitos, incluindo 27 milhões de máscaras cirúrgicas. Dez pessoas foram detidas na Grécia e outras 37 identificadas na Grécia, Itália e Portugal.
Corpo do artigo
A operação "Afrodite" durou oito meses e teve por alvo o comércio ilegal de produtos contrafeitos, sob coordenação de Itália e Irlanda, informa a Europol, esta sexta-feira, em comunicado.
Entre dezembro de 2019 e julho de 2020, foram investigadas vendas online de uma grande variedade de produtos contrafeitos, levando à realização de buscas domiciliárias, em lojas e armazéns na Bélgica, Chipre, Grécia, Irlanda, Itália, Portugal, Roménia e Espanha.
A investigação permitiu identificar 123 contas de redes sociais e 36 sites que faziam este tipo de vendas e apreender perto de 28 milhões de produtos e 700 mil euros em dinheiro. Dez pessoas foram detidas na Grécia e outras 37 foram identificadas na Grécia, Itália e Portugal.
Entre o material apreendido estão 800 mil peças de roupa, vestuário desportivo, calçado desportivo, acessórios pessoais e brinquedos.
Na sequência da covid-19, as autoridades direcionaram a investigação também para produtos relacionados com a pandemia, o que permitiu detetar equipamento médico falsificado e não compatível, nomeadamente, 27 milhões de máscaras cirúrgicas em Itália.
A Europol refere que as plataformas digitais, como sites, redes sociais e serviços de mensagens instantâneas, são meios usados por grupos criminosos para vender produtos falsificados que podem ser prejudiciais. Vendedores ilegais publicitam os produtos contrafeitos com imagens e preços nas redes sociais e costumam recorrer a links escondidos para redirecionar os utilizadores para mercados externos à União Europeia.
Os criminosos sugerem aos comparadores que paguem com cartões pré-pagos, por transferência ou outras formas de pagamento online e os produtos são enviados através de serviços de entrega legais dos respetivos países.
No total, participaram na operação 21 países: Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, República Checa, Dinamarca, França, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Lituânia, Malta, Moldávia, Holanda, Portugal, Roménia, Espanha, Ucrânia e Reino Unido.