Um Juiz de Instrução Criminal (JIC) do Tribunal de Beja aplicou a medida de coação mais gravosa ao indivíduo detido na passada quarta-feira por inspetores da Diretoria de Faro da Polícia Judiciária (PJ) pelas suspeitas de fogo posto na Colina do Carmo, um bairro localizado fora da malha urbana da capital baixo-alentejana.
Corpo do artigo
Presente hoje a primeiro interrogatório, Cristiano Mamede, de 39 anos, conhecido como "Bacalhau", recolheu ao Estabelecimento Prisional de Beja, onde vai aguardar o desenrolar do processo, face às provas recolhidas pela PJ, que envolvem o individuo em dezenas de incêndios na zona residencial onde vive, o Bairro da Esperança.
Nos últimos três anos, as ignições têm ocorrido naquela zona onde, além do bairro, há o parque de instrução de condução do Instituto de Mobilidade Terrestre, várias superfícies comerciais de alimentação, pronto a vestir e utensílios de casa, além de dois postos de abastecimento de combustíveis.
Na noite de 18 de agosto, sob efeito do álcool, face a problemas familiares e sociais, após a intervenção dos bombeiros, o indivíduo tentou agredir uma operacional de corporação, moradora no mesmo bairro, e que deu o alerta para o incêndio.
"Não precisam de vir apagar este incêndio, hoje têm que vir cá mais vezes", afirmou Cristiano Mamede à operacional. Nessa noite, registaram-se mais dois incêndios naquela área da União de Freguesias de Salvador e Santa Maria da Feira, na zona Este da cidade de Beja. O comando do Corpo de Bombeiros de Beja comunicou à PSP que fez as primeiras investigações, tendo identificado o autor dos focos de incêndio e apreendido diversos objetos associados à prática criminosa.
Segundo apurou o JN, inspetores da PJ estiveram em Beja na passada segunda-feira, tendo ouvido operacionais dos bombeiros que estiveram nas ocorrências e alguns populares que presenciaram as palavras do incendiário.
Os focos de incêndio ocorreram em terrenos baldios e zonas periféricas habitacionais, tendo resultado na destruição de aproximadamente cinco hectares de vegetação, entulho e lixo, não se tendo registado feridos.