Ficou em prisão preventiva o homem de 55 anos, residente em Canhestros, concelho de Ferreira do Alentejo, detido na quinta-feira por inspetores da Diretoria do Sul da Polícia Judiciária, por suspeita da prática de dois crimes de violação e um de coação sexual de uma jovem de 15 anos.
Corpo do artigo
Segundo apurou o JN, junto de fonte ligada ao processo, "em virtude de ter confessado a autoria da prática da violação da menor dependente", um juiz no Tribunal de Ferreira do Alentejo decretou ao detido a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.
O comunicado da PJ revelava que a vítima fora sujeita "a crimes sexuais perpetrados de forma reiterada, por familiar, com quem passou a habitar recentemente, na sequência do confinamento obrigatório", sustentou a autoridade que procedeu à detenção.
A prática dos crimes, segundo a PJ, ocorreu na residência do suspeito, "em ambiente totalmente controlado por este", justificando que no desenvolvimento da investigação permitiu a recolha de "relevantes elementos probatórios".
O JN apurou que o homem tem um irmão mais novo, portador de deficiência, praticante de boccia, modalidade onde já se sagrou por quatro vezes campeão, duas da Europa e outras duas a nível nacional. Participou nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2000, em Sidney, em representação de Portugal, tendo conquistada a medalha de bronze por equipas.
Depois de decretada a medida de coação, o detido, que não tem antecedentes criminais, foi conduzido pelos inspetores da PJ para o Estabelecimento Prisional de Beja, onde vai aguardar julgamento.