Um agente da PSP foi punido por ter participado num vídeo humorístico sobre imigração ilegal, originalmente publicado na plataforma TikTok. O polícia já cumpriu a pena disciplinar, mas o vídeo continua a ser partilhado, desta vez no WhatsApp.
Corpo do artigo
Nas imagens é possível ver uma cidadã, ao que tudo indica de origem estrangeira, sugerir a quem esteja “ilegal” e “sem papéis”, em Portugal, que case com um polícia português para que regularize a sua situação.
“Ilegais e sem papéis? Esta é a minha solução. Meu amor, meu rei”, anuncia a mulher, antes de surgir na imagem o polícia, fardado, e ambos se abraçarem e beijarem na boca. De seguida, o casal vira-se para a câmara e a mulher remata: “É esta a minha solução, casem-se com a lei”.
O vídeo, de apenas 16 segundos e intitulado “como deixar de ser ilegal”, surge acompanhado das hashtags, em castelhano, “latinas 100” e “sonho europeu”.
Ao JN, fonte da Direção Nacional da PSP esclareceu que o vídeo chegou ao seu conhecimento, pela primeira vez, a 13 de janeiro de 2021, pelo que “a sua criação e disseminação não são um facto recente”.
Quanto ao agente policial que ali surge fardado, “foi, à data dos factos, instaurado um processo disciplinar, o qual culminou numa punição interna”, acrescentou a mesma fonte, sem identificar essa pena.