Um adepto que chamou "macaco" a um jogador, num jogo organizado pela Associação de Futebol de Aveiro, em setembro, ficou agora proibido de entrar em recintos desportivos. O suspeito de atos de racismo enfrenta ainda um processo que lhe poderá valer uma coima até dez mil euros. Dados da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto mostram que, só no último trimestre, foram proibidos de aceder a estádios e pavilhões 60 adeptos.
Corpo do artigo
O caso ocorreu em 25 de setembro, dia em que o Clube Desportivo de Estarreja defrontou o Oliveira do Bairro Sport Clube, num jogo a contar para a primeira jornada do Campeonato Elite, da Associação de Futebol de Aveiro. Com o desafio a decorrer, um dos adeptos presentes no estádio proferiu insultos racistas a um jogador. "Vai para a tua terra, macaco" foi a frase insultuosa que levou a que o adepto fosse identificado pela GNR, ainda antes do final do encontro.
O crime foi comunicado à Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto, que decidiu, como medida cautelar, impedir o adepto suspeito de atos de racismo de aceder a recintos desportivos. Caso não cumpra a decisão, o suspeito incorre no crime de desobediência e poderá ser detido.
Além de estar impedido de assistir ao vivo a eventos desportivos, o adepto aguarda a conclusão do processo de contraordenação pela "prática de atos ou o incitamento à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância no espetáculo desportivo". No final das diligências, e caso seja considerado culpado, será sancionado com uma coima entre os mil e os dez mil euros. Poderá, igualmente, ficar interdito de entrar em estádios e pavilhões durante dois anos.
Só entre julho e setembro deste ano, 60 adeptos foram proibidos de aceder a recintos desportivos, por decisão da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto. Com estas sanções, subiram para 250 as pessoas que, atualmente, estão impedidas de assistir a jogos ao vivo.
Entre estas há várias acusadas de atos racistas, mas a maioria das interdições está relacionada com o uso de pirotecnia no interior dos recintos desportivos.