Saíram em liberdade com apresentações diárias jovens que agrediram rapaz em Paredes
Os seis rapazes, entre os 16 e os 19 anos, que ontem foram detidos pela GNR, em Freamunde, Paços de Ferreira e Penafiel, por agredirem a murro e a pontapé um jovem, de 18 anos, na estação de comboios de Paredes foram libertados hoje por decisão do Juízo de Instrução Criminal de Penafiel, disseram esta quarta-feira ao JN fontes policiais.
Corpo do artigo
Apesar de saírem em liberdade, os seis suspeitos ficaram sujeitos às medidas de coação de apresentações diárias nos postos policiais das respetivas áreas de residência, proibição de contactos entre si, proibição de aproximação da vítima num raio de 500 metros e proibição de se ausentarem da área das respetivas residências.
Além de ofensa à integridade física qualificada, estão indiciados pelo roubo de um chapéu, entretanto já recuperado, e de um casaco da vítima.
Um sétimo suspeito, de 19 anos, foi identificado, mas não detido pelos militares do Núcleo de Investigação Criminal, por ter fugido para França, apurou o JN.
O espancamento, a 19 de julho, foi filmado e tornou-se viral nas redes sociais. Ao visualizá-lo, a mãe da vítima identificou o filho e queixou-se à GNR. As imagens começam por mostrá-lo junto a um dos bancos da estação, a ser agredido a murro. Logo a seguir, aproximam-se mais três jovens, que também desferem diversas pancadas, sobretudo na cabeça.
A vítima dá alguns passos, cai e, já no chão, é atingida a pontapé pelo grupo. Os golpes são dirigidos a diversas partes do corpo, mas com particular incidência na cabeça. Aliás, o último pontapé é desferido por um dos jovens diretamente na cabeça da vítima, deixando-a visivelmente atordoada. Esta, ao tentar levantar-se, cambaleou até conseguir sentar-se num banco da estação.
Mas, mesmo em dificuldades, o rapaz voltou a ser atacado pelo primeiro agressor, que gritava: "A raça de Penafiel sou eu".