A GNR deteve esta quarta-feira, em Freamunde, Paços de Ferreira e Penafiel, seis rapazes, de 16 a 19 anos, que, em julho, agrediram a murro e pontapé um jovem, de 18 anos, na estação de comboios de Paredes. Além de ofensa à integridade física qualificada, estão indiciados pelo roubo de um chapéu, entretanto recuperado, e de um casaco da vítima.
Corpo do artigo
Um sétimo suspeito, de 19 anos, foi identificado, mas não detido pelos militares do Núcleo de Investigação Criminal, por ter fugido para França.
O espancamento, a 19 de julho, foi filmado e tornou-se viral nas redes sociais. Ao visualizá-lo, a mãe da vítima identificou o filho e queixou-se à GNR. As imagens começam por mostrá-lo junto a um dos bancos da estação, a ser agredido a murro. Logo a seguir, aproximam-se mais três jovens, que também desferem diversas pancadas, sobretudo na cabeça. A vítima dá alguns passos, cai e, já no chão, é atingida a pontapé pelo grupo.
Os golpes são dirigidos a diversas partes do corpo, mas com particular incidência na cabeça. Aliás, o último pontapé é desferido, por um dos jovens, diretamente na cabeça da vítima, deixando-a visivelmente atordoada. Esta, ao tentar levantar-se, cambaleou até conseguir sentar-se num banco da estação. Mas, mesmo em dificuldades, o rapaz voltou a ser atacado pelo primeiro agressor, que gritava: "A raça de Penafiel sou eu".
Os detidos foram constituídos arguidos e, esta quarta-feira à tarde, estavam nas instalações da GNR, para serem interrogados no Tribunal de Paredes e sujeitos a medidas de coação.