Dizia ser advogada e esteve um ano com a vítima. Fugiu e, sob falsa identidade, já estava a viver com outro reformado.
Corpo do artigo
Conheceu um homem, de 78 anos, numa dancetaria, em Lisboa, e seduziu-o, passando a viver com ele. Apenas um ano depois, começou a esvaziar-lhe as contas bancárias, ao mesmo tempo que lhe dava antidepressivos em doses letais. Matou-o e desapareceu durante dois anos e meio, até ser localizada agora pela Polícia Judiciária (PJ). A mulher, de 60 anos, tinha mudado completamente o visual e já estava a viver com outro idoso. Foi colocada em prisão preventiva.
De acordo com informações recolhidas pelo JN, a mulher intitulou-se advogada, com um curso tirado no Brasil, país de onde é originária. Até chegou a inscrever-se na Ordem, porém nunca exerceu. O idoso convidou a mulher a viver com ele. O namoro durou uma dezena de meses, até que a suspeita começou a fazer levantamentos das contas bancárias da vítima. Teria lá uns dez mil euros de que a mulher se apropriou.
"Os factos ocorreram em julho de 2018, no interior da residência em que ambos coabitavam, em união de facto, na cidade de Lisboa", explica a PJ, precisando ainda que "a presumível autora decidiu e planeou antecipadamente a morte da vítima, administrando-lhe, para tanto, uma substância medicamentosa nos alimentos, em quantidades tóxicas e letais".
Eram potentes antidepressivos que a mulher tinha comprado.
Desaparece após a morte
Depois da morte do companheiro, evaporou-se. Trocou de telemóvel, nunca mais movimentou a conta bancária e não contactou amigos e familiares.
"Utilizava outra identidade e tinha procedido a uma completa alteração visual, de modo a não ser reconhecida", adianta ainda a PJ.
O corpo foi descoberto dias após a morte. Sem sinais de agressão, tudo apontava para causas naturais, mas o facto de a companheira ter desaparecido levantou suspeitas. A autópsia viria a revelar a intoxicação.
Desde 2018, a mulher trocou várias vezes de residência, entre a margem sul, Algarve e Lisboa, onde foi localizada pelos inspetores.