
Foto: Rita Chantre
Capelas de cinco concelhos do Alto Minho foram alvo de assalto ou tentativas de assalto, entre os dias 5 de 11 de fevereiro.
De acordo com fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, os assaltantes subtraíram duas caixas de esmolas em apenas uma delas. Nas restantes, registaram-se danos materiais.
Foi o caso da freguesia de Lanhelas, em Caminha, onde na última quarta-feira, o autarca local alertou para tentativas de assalto em duas capelas. Na altura, o presidente da junta, Adolfo Marrocos, referiu que uma delas ficou com a porta danificada, mas os supostos assaltantes não concretizaram furtos. Apelou à população local para que alertasse as autoridades "perante qualquer movimentação suspeita".
Segundo o Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, nos últimos dias foram registadas por aquela força de segurança um total de sete ocorrências envolvendo capelas da região. Uma primeira no dia 5 de fevereiro em Paredes de Coura, outra no dia 8 em Ponte de Lima e mais cinco no dia 11 em Caminha (2), Viana do Castelo (2) e Vila Nova de Cerveira (1).
"Grande parte delas foram tentativas de assalto com danos materiais nas portas e temos um caso em que se confirma que furtaram duas caixas de esmolas no dia 11. São assaltos em capelas, não propriamente em igrejas que tenham atividade constante", disse a fonte, indicando que estão a decorrer investigações.

