Sobrelotados e com pragas: PSP do Porto detetou 30 alojamentos ilegais no último meio ano
Nos últimos seis meses, foram detetados 30 alojamentos ilegais, quase todos para albergar imigrantes, só na cidade do Porto. Estes espaços, que muitos vezes funcionam em caves de prédios, não dispunham de condições de higiene, sendo que nalguns casos foram sinalizadas pragas de insetos, e estavam sobrelotados.
Corpo do artigo
Também foi identificada nestes alojamentos ilegais a falta de condições de segurança e a inexistência de quaisquer contratos de arrendamento entre o dono do imóvel e os “inquilinos”.
O número é avançado pela PSP do Porto que, através do Núcleo de Estrangeiros e Controlo Fronteiriço, realizou 293 operações policiais, nas quais procedeu à fiscalização de 2977 cidadãos estrangeiros.
Nestas ações, avança a PSP, foram detidas 17 pessoas por situação ilegal em Portugal e outras oito por crimes como falsificação de documentos, posse de arma proibida e crimes contra a propriedade. Outros 24 imigrantes foram notificados para abandonar voluntariamente o país, enquanto 185 dos estrangeiros fiscalizados terão de resolver diligências pendentes que constavam do Sistema de Informação Schengen (SIS).
Ainda segundo a PSP, foram emitidos quatro autos de notícia por contraordenação no âmbito da Lei dos Estrangeiros.
O Comando Metropolitano do Porto da PSP garante que “realiza diariamente ações de fiscalização e inspeção para prevenir eventuais atividades ilícitas relacionadas com a imigração ilegal e/ou tráfico de seres humanos”.
Estas ações policiais também têm o objetivo de “sinalizar situações de carência social, mormente desencadeadas por condições de habitabilidade precárias e carência de acesso a mercado de trabalho regulado”.