A Polícia Judiciária do Porto deteve três membros de uma rede de origem sul-americana especializada em assaltos a casas de luxo em Portugal.
Corpo do artigo
Os três homens, com idades entre 24 e 37 anos, foram intercetados na sequência de assaltos cometidos na passada quarta-feira, em Gondomar e no Porto.
Segundo a PJ, os assaltantes introduziram-se em "moradias sitas em zonas conotadas com pessoas de elevado estatuto socioeconómico, ao início da noite, aproveitando o facto dos residentes ainda não terem regressado a casa após o dia de trabalho".
Um dos assaltos acabaria por não passar de tentativa, uma vez que o grupo foi surpreendido pelos moradores, que já tinham chegado à residência.
Na operação foram apreendidas "elevadas quantias em dinheiro", peças de valor, documentos falsos e ferramentas usadas nos crimes.
A PJ travou ainda a remessa de encomendas para o estrangeiro, alegadamente com material furtado.
"Os crimes em causa vêm provocando grande alarme social, visto serem cometidos com grande eficácia e profissionalismo, visando estabelecimentos comerciais e habitações de onde têm vindo a ser subtraídos bens de elevado valor, que se suspeita sejam escoados para fora do nosso país", explicou a força policial, em comunicado.
A rede em causa já tem tido várias detenções em Portugal, operando por toda a Europa.