Sindicatos da PSP e GNR pedem desinfeção urgente de sala com 18 pessoas a trabalhar e refrigeração avariada.
Corpo do artigo
Em apenas 15 dias, 20 profissionais das forças de segurança que operam o Centro Operacional Sul da linha 112 (COSUL) foram infetados com covid-19. O primeiro infetado já regressou ao trabalho mas a sala onde chegam a estar juntos 18 profissionais ainda não foi desinfetada. E o sistema de refrigeração está avariado há muito.
Os principais sindicatos da PSP e GNR confirmaram a situação ao JN e acrescentam que familiares dos profissionais também já foram afetados pelo surto. Garantem que o serviço do 112 só não está comprometido graças ao espírito de missão e sacrifício pessoal dos homens. Mas pedem medidas urgentes para limitar os riscos e travar um aumento exponencial de casos.
"Os profissionais sabem sempre que podem ser expostos ao vírus, mas tem de se conseguir minimizar os riscos e dar-lhes alguma tranquilidade", pede César Nogueira, da Associação de Profissionais da Guarda. Na sala de controlo, com dezenas de equipamentos eletrónicos e informáticos, costumam estar até 18 profissionais. O militar frisa que é "urgente" reparar o sistema de refrigeração, há muito avariado.
Paulo Santos da ASPP/PSP lembra que o primeiro profissional positivo já regressou ao trabalho e, neste tempo, a sala não foi sequer desinfetada. "Era importante perceber, caso a caso, se as normas de higiene e segurança são cumpridas e se não será necessário acautelar outros modelos tendo em conta o local e o modo de funcionamento", avança. O JN contactou a Direção Nacional da PSP para saber se iria tomar alguma medida mas não obteve resposta.
COSUL
112 especializado
No COSUL as chamadas de emergência são atendidas por operadores especializados da PSP, GNR e INEM. O sistema informático localiza, tipifica e recolhe os dados necessários para as tomadas de decisão e envio de resposta adequada em tempo útil.
Serve nove distritos
As instalações do COSUL ficam no edifício do SEF e da ANSR em Oeiras. O serviço atende chamadas do 112 de Lisboa, Setúbal, Santarém, Portalegre, Évora, Faro, Beja, Castelo Branco e Leiria.