A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve um homem, com 57 anos, suspeito de ser o autor de três crimes de incêndio florestal, ocorridos em junho, na freguesia de Vila Chã, no concelho de Ponte da Barca. O indivíduo foi visto a circular numa mota em locais onde as ignições foram detetadas.
Corpo do artigo
Segundo a investigação, nos dias 19 e 29 de junho, foram detetadas ignições que resultaram em incêndios junto a caminhos florestais de difícil acesso e já algo afastados do aglomerado habitacional. Segundo algumas testemunhas, refere a PJ, "foi possível referenciar-se a presença e trânsito de um motociclo que ali circulava e em cujos locais de passagem foram imediatamente detetados focos de incêndio que evoluíram para a mancha florestal".
Foi possível identificar o motociclista, tendo sido encetadas diligências que culminaram com a recolha de prova consistente que atesta a presumível autoria dos factos.
"Os três locais onde os incêndios foram ateados situam-se em zonas com condições de propagação a manchas florestais extensas, gerando risco acentuado para toda a floresta, onde pontuam aglomerados habitacionais. Saliente-se que a zona rural em questão, contígua ao Parque Nacional Peneda-Gerês e de orografia com declive acentuado, é amplamente conhecida pela sua biodiversidade", revelou a Judiciária.
Os incêndios foram extintos pelos bombeiros e por populares, impedindo a sua propagação.
As diligências realizadas permitiram, ainda, a consolidação da prova e levaram à detenção do suspeito, o qual será, este sábado, levado a tribunal para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação.