A população da aldeia de Sobredo, em Ponte da Barca, foi evacuada esta quinta-feira à noite devido à aproximação das chamas às habitações. É a segunda noite consecutiva em que os habitantes são retirados do lugar e levados para o centro escolar de Entre Ambos-os-Rios.
Corpo do artigo
Perto de 40 pessoas foram reunidas no Largo do Quinteiros e transportadas com recurso a carrinhas.
Ao que o Jornal de Notícias apurou, esta será para já a única aldeia onde foi acionado plano de evacuação por precaução. Mas poderá estar em causa também o lugar de Paradela. Entretanto, o Exército estará neste momento também no teatro de operações.
Sobredo e Lourido encontram-se novamente na linha de fogo do incêndio que lavra desde sábado à noite no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). Em Lourido, os habitantes continuavam, pelas 21.50 horas, nas suas casas.
No teatro de operações encontram-se 631 operacionais com apoio de 211 viaturas. É o número máximo de meios envolvidos até agora, desde que o fogo deflagrou há cinco dias em Parada, Lindoso.
Fotos: Rui Manuel Fonseca
Recorde-se que até às primeiras horas da madrugada desta quinta-feira, cerca de 150 pessoas de seis aglomerados populacionais foram evacuadas, devido à progressão descontrolada do fogo. Regressaram a casa ao início da manhã.
A Mata do Cabril, reserva integral do PNPG, também está ameaçada. As chamas já atingiram o estradão junto aquela área e, durante o dia de hoje, foram posicionados meios para a defender, debaixo da coordenação do Comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, Rui Costa.
Segundo fonte do Comando Sub-regional de Emergência de Proteção Civil do Alto Minho, um outro incêndio deflagrou no concelho de Ponte da Barca, no Lugar de Pegadinha, freguesia de Bravães, às 20.48 horas. Obrigou ao corte da Estrada Nacional 203, que ainda continuava condicionada pelas 22 horas.