As duas últimas semanas têm sido de sobressalto para proprietários de veículos estacionados em diversas artérias da cidade de Beja. Todas as noites são quatro ou cinco os veículos alvos de furto. Também os moedeiros das lavagens de viaturas das gasolineiras têm sido atacados pelos ladrões.
Corpo do artigo
No caso dos moedeiros das lavagens de viaturas, os assaltantes têm estroncado as respetivas caixas para se apoderam do dinheiro que está no interior das máquinas.
Quanto aos veículos, os suspeitos têm atacado viaturas que, por descuido dos proprietários, encontram destrancadas e outras com objetos de valor no seu interior. Neste caso, têm partido os vidros mais pequenos, para fazer o mínimo barulho possível, meter o braço dentro dos veículos e destrancar as portas, a fim de levar os bens deixados no interior.
O Comando Distrital de Beja da PSP tem mobilizado agentes de diversas valências, desde a Investigação Criminal à Intervenção, Trânsito e Patrulhas. “Nas últimas duas semanas têm existido muitos furtos em veículos e moedeiros. Já existem vários suspeitos identificados e interrogados. Estamos a trabalhar para acabar com esta vaga de furtos”, confirmou policial confirmou ao JN.
A mesma fonte sublinhou que “este é um trabalho que não é só da Polícia, tem que ter a ajuda dos proprietários dos veículos, com um comportamento pró-ativo, zelando pelo seu património". Não deixem carros abertos e muito menos bens à vista. São situações em que a ocasião faz o ladrão”, rematou, pedindo também aos cidadãos “a cooperação com a Polícia na deteção e comunicação de pessoas com comportamentos estranhos a rondarem viaturas”.
Videovigilância em estudo
No início no passado mês de Julho, durante uma reunião do Executivo, o Município de Beja anunciou que está a estudar, com o Comando da PSP, a possível instalação de câmaras de videovigilância nas principais artérias da cidade, para fazer face às rixas e agressões que se têm repetido na cidade.