O YouTube encerrou a conta oficial da Team Strada, grupo de youtubers adolescentes sob a coordenação de Hugo Strada, depois de o Ministério Público ter aberto um inquérito à atuação do líder de 36 anos e do projeto que dirige, e que existe naquela plataforma desde 2018.
Corpo do artigo
Quem tentou, este sábado de manhã, entrar no canal do grupo encontrou um aviso a indicar a suspensão da conta por violção das "regras da comunidade". Entretanto, foram surgindo vários novos canais atribuídos à equipa de youtubers que, durante a tarde, através da página do Instagram - que permanece aberta -, garantiu que qualquer novo canal que tivesse sido criado era "falso".
11152733
Hugo Strada, que gere o clã de jovens youtubers, alguns menores de idade, é protagonista de uma série de comportamentos divulgados na televisão e nas redes sociais, que valeram várias denúncias à Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ) e levaram à instauração de um inquérito por parte do Ministério Público, confirmada ao JN por fonte da PGR.
As queixas remetem para vídeos em que o youtuber apresenta uma conduta que pode ser considerada inapropriada. Em várias imagens, pode ver-se Hugo Strada a beijar um membro do grupo, de 16 anos, e noutras, surge a agarrar fãs raparigas, tocando-lhes nas pernas e no peito. Num dos vídeos, Hugo Strada entra numa casa de banho ocupada por uma jovem e grava-se a interagir com a colega.
De acordo com a VOST, uma plataforma de ativistas digitais que, na quinta-feira, fez chegar à CNPDPCJ uma denúncia sobre o caso, acrescenta existirem "outros conteúdos que suscitam algumas questões relativamente à segurança, e bem-estar dos menores envolvidos".
1154368758733058054
Vários youtubers criticaram as sucessivas posturas de Hugo, e ex-membros da Team Strada utilizaram denunciaram situações de assédio moral, havendo também relatos de alegadas situações de extorsão e burla.
O JN tentou contactar Hugo Strada, que repudiou as acusações através das redes sociais, mas ainda não recebeu resposta.