Operação "Fora de Jogo"

Juiz Carlos Alexandre acompanha buscas a advogado da Gestifute

Juiz Carlos Alexandre acompanha buscas a advogado da Gestifute

O juiz Carlos Alexandre está a acompanhar as buscas da Autoridade Tributária que decorrem, esta quarta-feira, no escritório do advogado Carlos Osório de Castro, que representa a Gestifute.

O juiz do Tribunal Central de Investigação Criminal (TCIC) chegou cerca das 9.30 horas ao escritório do advogado Carlos Osório de Castro, situado na Avenida da Boavista, no Porto, para acompanhar as buscas da Autoridade Tributária (AT) e do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) que, esta quarta-feira, decorrem no âmbito da operação "Fora de Jogo", que visa crimes fiscais.

Carlos Osório de Castro é advogado da Gestifute, empresa do agente Jorge Mendes, e representa a empresa e o agente em quase todos os negócios de transferências de jogadores.

O advogado já tinha sido ouvido como testemunha, em Espanha, quando Cristiano Ronaldo foi julgado e condenado naquele país por fuga ao fisco.

Os inspetores estão no escritório de Carlos Osório de Castro para recolher documentos das transferências de futebolistas realizadas pela Gestifute.

Ao todo, são 76 as buscas que estão a decorrer em simultâneo, esta quarta-feira, em todo o país, em clubes e instalações das SAD´s de vários clubes de futebol e também em casa de dirigentes desportivos, confirmou o JN.

A operação "Fora de Jogo", a cargo da Autoridade Tributária (AT) e do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), decorre da investigação a crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, relacionados com transferências milionárias de jogadores. Existem pagamentos de comissões a empresários que os investigadores do Fisco querem "passar a pente fino".

"No inquérito investigam-se negócios do futebol profissional, realizados a partir do ano de 2015, e que terão envolvido atuações destinadas a evitar o pagamento das prestações tributárias devidas ao Estado português, através da ocultação ou alteração de valores e outros atos inerentes a esses negócios com reflexo na determinação das mesmas prestações", explica o MP.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG