A ministra da Agricultura e o ex-presidente do Tribunal Constitucional foram vítimas da burla conhecida como "Olá Pai, Olá Mãe". Este esquema criminoso já terá vitimado milhares de pessoas em Portugal.
Corpo do artigo
O método é quase sempre o mesmo: alguém que se faz passar por filho das vítimas envia uma mensagem, normalmente através das redes sociais, a dizer que perdeu o telemóvel. Está a usar um telemóvel de um amigo e precisa de ajuda.
Se os pais interagirem, o burlão irá pedir uma transferência por MBWay ou IBAN para comprar um novo telemóvel ou para pagar uma despesa urgente. Só no ano passado, a PSP registou mais de 8700 queixas relativas a esta burla.
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e o ex-presidente do Tribunal Constitucional João Caupers terão sido duas das muitas vítimas do esquema, revelou a revista Visão.
Fizeram-se passar por filha da ministra
Maria do Céu Antunes terá efetuado uma transferência via MBWay para os burlões que se terão feito passar por uma das suas duas filhas. O gabinete da ministra da Agricultura confirmou à revista que a governante foi vítima de burla e chegou mesmo a enviar dinheiro, mas recusou-se a adiantar mais pormenores justificando tratar-se de um assunto da sua vida privada.
Já João Caupers, por não ter MBWay, efetuou uma transferência bancária para os criminosos. Porém, o seu banco identificou o movimento como suspeito e bloqueou-o.
Autor da burla detido em outubro
Segundo a Visão, o autor da burla terá sido um jovem estrangeiro de 25 anos, detido em outubro pela Polícia Judiciária que terá lucrado cerca de 6 mil euros com a atividade criminosa.
No passado mês de maio, o Gabinete de Cibercrime da Polícia Judiciária emitiu um alerta para uma nova campanha deste tipo de burlas, recomendando que se ignorassem as tentativas de contacto suspeitas.