Na escola do 1.º ciclo de Requião, professores e pais desenvolveram um projeto diferenciador, para permitir aos alunos uma melhor rentabilidade e a frequência de atividades distintas.
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A componente letiva decorre apenas durante o período da manhã. As tardes são reservadas às atividades extracurriculares, geridas pela associação de pais, e às aulas de apoio ao estudo.
O projeto começou a ser pensado pelo quadro docente da escola e pelos pais. Depois de vários ajustes em anos anteriores, foi implementado este ano letivo. Para já, encarregados de educação e professores fazem um "balanço positivo". "O tempo de concentração é muito maior do que quando tínhamos o horário normal", diz Margarida Moreno. A professora coordenadora do estabelecimento de ensino sublinha, ainda, que existe agora maior rentabilidade dos alunos, visível no avanço da matéria e na consolidação de conhecimentos.
As aulas têm início às 8.30 horas e terminam às 13.30 horas. "Começamos das 8.30 às 10 horas e há 20 minutos de intervalo. Depois, das 10.20 horas até às 11.50, altura em que os meninos têm 10 minutos para comer umas bolachinhas ou a fruta. E continuamos até às 13.30", explicam as docentes. "Nestas quebras, aproveitamos para mudar de matéria", acrescentam.
Durante a tarde, têm duas atividades extracurriculares, num total de "dez horas semanais", e duas horas por semana na sala de estudo para apoio. Foi ainda criada uma biblioteca. "O apoio ao estudo é dado pelas professoras da escola, numa turma da qual não são titulares, permitindo diferentes estratégias e métodos diferentes. Assim, não há a saturação do aluno", esclarece Maria Antónia Oliveira, presidente da Associação de Pais. Além de dança, os estudantes podem frequentar aulas de artes, teatro e andebol. "Escolhemos os parceiros a dedo. Pelas atividades e pelo percurso que já têm nas suas áreas", diz Maria António. "Quisemos garantir variedade e qualidade e investir em atividades que os meninos não têm fora da escola", acrescenta. Contudo, também nestes tempos não curriculares há uma ligação à matéria dada.
O orçamento das atividades extracurriculares é sensivelmente o dobro do que a Câmara atribui. Para que os pais não tenham qualquer custo acrescido, a associação conta com o apoio de empresas locais e realiza atividades para angariação de fundos.
A Saber
Relação estreita - A execução do projeto só é possível graças ao envolvimento estreito entre professoras e a associação de pais, que gere também a cantina da escola.
Orçamento - A Câmara de Famalicão transferiu 6300 euros para apoiar as atividades extracurriculares, mas o custo total ronda os "11, 12 mil euros". Os apoios de empresas e a angariação de fundos, através de iniciativas realizadas pelos pais, são essenciais.
Diferenciação - A necessidade de procurar novos alunos para a escola foi o ponto de partida para as docentes começarem a pensar numa forma de "marcar a diferença" e captar o interesse dos pais.