PCP chama Vieira da Silva ao parlamento sobre assédio moral nas minas de Neves-Corvo
O grupo parlamentar do PCP apresentou hoje um requerimento para ouvir em comissão o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, acerca de denúncias de assédio moral a trabalhadores das minas de Neves-Corvo.
Corpo do artigo
"Nos últimos meses, os trabalhadores têm desenvolvido uma importante luta por melhores condições de trabalho, a administração recusou qualquer diálogo com os trabalhadores e suas organizações representativas e, lamentavelmente, enveredou por um caminho de repressão e assédio moral sobre os trabalhadores", lê-se no texto dos comunistas, dirigido ao presidente da comissão de Trabalho e Segurança Social, o social-democrata Feliciano Barreiras Duarte.
Igualmente convocados pelo PCP para eventuais audições foram a Inspetora-Geral da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) e responsáveis do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira.
Segundo o PCP, a Somincor (Sociedade Mineira de Neves-Corvo) é uma subsidiária da empresa canadiana Lundin Mining e está entre as 10 maiores exportadoras portuguesas, dedicando-se à exploração de metais como o cobre e o zinco no Baixo Alentejo.