A taxa de ocupação nos hotéis em Portugal foi de 48% em janeiro deste ano, mais 2,6 pontos percentuais do que em igual mês do ano passado, revelou hoje a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).
Corpo do artigo
A taxa de ocupação situou-se na Madeira em 69%, em Lisboa foi de 60% e no Grande Porto fixou-se em 47%, de acordo os AHP Tourism Monitors, que são desenvolvidos pela associação desde 2004.
Já o preço médio por quarto ocupado nos hotéis foi de 71 euros entre outubro de 2017 e janeiro deste ano, o que correspondeu a um crescimento de 11% face ao período entre outubro de 2016 e janeiro de 2017.
Os hotéis de 4 e 5 estrelas foram os que mais cresceram no país em termos de preço médio por quarto ocupado, com subidas de 11% e 10%, respetivamente.
O preço médio por quarto disponível, por sua vez, foi de 34 euros, tendo registado um crescimento de 17%, na comparação com o mesmo mês do ano anterior e mantendo uma tendência ascendente.
Os destinos turísticos onde houve um maior crescimento deste indicador foram as Beiras, com mais 37%, seguindo-se o Oeste, com mais 31%, e o Alentejo, com mais 28%.
Comentando estes dados, a presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, disse em comunicado que os mesmos "já eram expectáveis".
"Abrimos o ano de 2018 a registar crescimentos em linha com os que se verificaram no ano de 2017", afirmou Cristina Siza Vieira, lembrando que "a 'marca' da sazonalidade é significativa, como os resultados absolutos demonstram".
A AHP apresenta-se como a maior associação patronal da indústria hoteleira, cujos associados representam cerca de 65% do número de quartos da hotelaria nacional.