Iniciativa Academia de Notícias visa promover a literacia mediática e fortalecer a ligação com universidades.
Corpo do artigo
Há 12 anos, Ana Luísa Magalhães entrou na redação de “O Jogo” para fazer um estágio curricular. Vinda da Universidade do Porto, a então finalista de Ciências da Comunicação deu os primeiros passos no mercado de trabalho no jornal desportivo e desde então não conheceu outra “casa” profissional. De forma a “dar voz aos estudantes de jornalismo” e a promover a literacia mediática, foi ontem apresentada, na Fundação Gramaxo, na Maia, a Academia de Notícias, um projeto da Notícias Ilimitadas, empresa da qual faz parte o “Jornal de Notícias” (JN), “O Jogo” e a TSF.
A Academia vai atribuir quatro bolsas de investigação jornalística no valor de 2500 euros cada. A informação sobre as instituições parceiras e mais dados sobre a Academia podem ser consultados AQUI. Os vencedores das bolsas serão divulgados a 30 de junho nos sites do JN, O JOGO e TSF. Conheça as condições de participação.
“Hoje muitos dos nossos jornalistas estão nas redações porque, através de um estágio curricular, percebemos o seu valor. Foi assim que os conhecemos”, apontou ontem Inês Cardoso, diretora-geral editorial da Notícias Ilimitadas, na apresentação da Academia de Notícias, na Fundação Gramaxo, na Maia.
A iniciativa será suportada por quatro linhas de ação: áreas dedicadas nos sites do JN, “O Jogo” e da TSF para a divulgação de trabalhos de estudantes ou recém-licenciados, quatro bolsas anuais de 2500 euros cada para o desenvolvimento de projetos jornalísticos, oferta de condições “mais atrativas e vantajosas” de assinaturas digitais dos títulos da Notícias Ilimitadas e ações de interação entre as universidades e as redações, como visitas ou workshops.
“A teoria vai ser tão melhor quanto for a aplicação prática. Um projeto destes é tudo aquilo que os jovens universitários e aspirantes a jornalistas podem desejar, porque aprender com jornalistas é a melhor maneira para começarem a dar os primeiros passos”, considerou Ana Luísa Magalhães, jornalista de “O Jogo”, à margem da apresentação.
Profissão “de vocação”
A lista de instituições aderentes à Academia de Notícias vai de Norte a Sul e inclui estabelecimentos privados e públicos . A lista não está fechada e o objetivo é que mais se juntem à iniciativa, atentou Inês Cardoso. “O jornalismo é muitíssimo importante. Talvez nunca tenha sido tão importante como hoje. (...) A experiência [dos estudantes] em trabalhar com profissionais competentes, com princípios éticos, vai ajudá-los a crescer”, acrescentou Bruno Nobre, diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica, em Braga.
A crise na comunicação social não é alheia aos estudantes de jornalismo, admitiu o professor da Universidade do Porto, Fernando Zamith. “Sabemos que é uma profissão de vocação e quando um estudante gosta mesmo e se empenha, vai fazer tudo e mais alguma coisa para lá chegar [ao mercado de trabalho]. É uma profissão que precisa mesmo disso, de pessoas que sejam lutadoras”, defendeu.
Domingos de Andrade, administrador da Notícias Ilimitadas, afirmou que a Academia de Notícias vai, não só “dar voz” aos estudantes e recém-licenciados, como perpetuar o legado do JN, “O Jogo” e da TSF nas gerações vindouras. “É olhar para a frente, é fazer o futuro”, concluiu.
Bolsa de sustentabilidade com Fundação Mestre Casais
Além das bolsas já referidas, a Academia de Notícias vai celebrar ainda uma parceria com a Fundação Mestre Casais, especificamente dedicada a projetos relacionados com a sustentabilidade. A Fundação Mestre Casais orienta a sua atividade para a promoção da sustentabilidade, tendo nos últimos anos promovido os Prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade. Este reconhecimento do papel da Comunicação Social na literacia para a sustentabilidade tem agora continuidade, nesta parceria com a TSF e o JN, com a criação da Bolsa Fundação Mestre Casais para a Sustentabilidade, que apoiará a criação de conteúdos neste domínio do conhecimento, a publicar e disseminar através dos media deste grupo de comunicação.