Tudo o que precisa de saber sobre o projeto do "Jornal de Notícias", do jornal "O Jogo" e da rádio "TSF", que fará uma ligação entre estes meios de comunicação e o meio académico.
Corpo do artigo
O que é a Academia de Notícias?
É um projeto da Notícias Ilimitadas que promove uma aproximação às instituições de Ensino Superior. Tem como objetivo dar a conhecer trabalhos de estudantes e recém-licenciados no “Jornal de Notícias”, no jornal “O Jogo” e na rádio “TSF”. A Academia também participará em ações propostas pelas universidades que se revelem úteis na promoção da literacia mediática, no combate à desinformação e na defesa de um jornalismo transparente e de qualidade.
A quem se destina?
Aos estudantes e recém-licenciados das seguintes instituições: Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação/Universidade Lusófona Porto e Universidade Lusófona de Lisboa, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Católica Braga, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Universidade da Beira Interior, Universidade da Maia, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Universidade do Algarve.
Como se participa?
Através da publicação de trabalhos em áreas específicas nos sites do “Jornal de Notícias”, do jornal “O Jogo” e da rádio “TSF”. Os trabalhos, em texto, vídeo, som, dados ou formatos mistos, poderão ser submetidos diretamente por estudantes ou por docentes e gabinetes das universidades. No caso da TSF, será igualmente aberta a possibilidade de participação num programa produzido pelas escolas e supervisionado pelos sonoplastas e redação da Rádio, dando origem a um podcast.
A Academia atribui bolsas?
Sim. A Academia de Notícias, projeto que envolve o “Jornal de Notícias”, “O Jogo” e a TSF, vai atribuir quatro bolsas de investigação jornalística no valor de 2500 euros cada. As candidaturas estão abertas de 12 a 30 de maio e destinam-se a alunos de cursos de comunicação de 11 instituições de ensino superior parceiras da iniciativa, bem como a recém-licenciados que tenham concluído o curso há menos de um ano.
As bolsas contemplam diferentes áreas temáticas e poderão ser submetidos projetos em texto, vídeo, som, dados ou formatos mistos. A Bolsa JN irá apoiar trabalhos que se debrucem sobre a “Coesão territorial e assimetrias regionais”, enquanto a TSF pretende estimular reflexões sobre “A cidadania na era digital”. No caso da Bolsa O Jogo, tem como temática “O Desporto como veículo de inclusão”. A Bolsa Fundação Mestre Casais para a Sustentabilidade apoiará a criação de conteúdos neste domínio de conhecimento. Parceira da Academia de Notícias, a Fundação continua assim a reconhecer o papel da comunicação social na literacia para a sustentabilidade.
A informação sobre as instituições parceiras e mais dados sobre a Academia podem ser consultados AQUI. Os vencedores das bolsas serão divulgados a 30 de junho nos sites do JN, O JOGO e TSF. Conheça as condições de participação.