O Grupo Lena anunciou, esta quarta-feira ter vendido o diário "i" a uma companhia liderada pelo empresário Jaime Antunes, como parte do seu plano de desinvestimento em áreas de negócio não estratégicas, e sem revelar os valores envolvidos.
Corpo do artigo
"O Grupo Lena informa ter chegado a acordo para a alienação do jornal 'i'. O Grupo Lena cumpre assim uma etapa importante no seu plano de reestruturação e saída de áreas de negócio que considera não estratégicas, reduzindo a sua presença no sector da Comunicação Social", indicou o grupo em comunicado divulgado na sua página de Internet.
De acordo com o Grupo Lena, "a alienação do 'i' foi um processo relativamente complexo e longo, dado que qualquer negociação implicava a exigência da continuidade e desenvolvimento do projecto".
No negócio agora concretizado, acrescenta o grupo, "foi possível manter todo o projecto, o título, a marca e a imagem, assegurando [...] a presença no mercado".
No início de maio, o Grupo Lena já tinha vendido as suas participações no jornal Diário As Beiras, de Coimbra, no semanário Grande Porto e no semanário O Algarve.
Já em Junho, a Sojormedia, empresa da Lena Comunicação, vendeu a empresa detentora do título Jornal do Centro, semanário de Viseu que está nas bancas há cerca de nove anos.
A Lena Comunicação é a subholding do Grupo Lena para o sector da comunicação e antes destas vendas era constituída por onze jornais regionais, duas rádios regionais, uma editora, uma televisão on-line e um jornal nacional.
De acordo com informação no site do Grupo, as empresas de comunicação ainda afectas ao Grupo Lena são a Imagens & Letras, o Jornal da Bairrada, Jornal de Abrantes, Negócios & Notícias, O Ribatejo, Rádio Antena Livre (Abrantes), Rádio NOAR (Viseu), Região de Leiria e a TV Ribatejo.
O diário i, fundado em 2009, venceu recentemente o prémio de "melhor design do mundo" (World\'s Best-Designed Newspaper 2010), atríbuído pela Society for News Design.