O "Jornal de Notícias" conseguiu este ano integrar a lista Marktest das dez marcas de Média mais reputadas em Portugal, classificando-se em nono lugar geral e em primeiro dos jornais diários. A reputação do jornal está à frente do "Público", "Diário de Notícias", "Correio da Manhã" e jornal "i".
Corpo do artigo
O estudo anual da Marktest (o segundo deste tipo) coloca o JN (com 71,06 pontos em cem) no topo da lista em factores como a confiança, a imagem, a satisfação e a recomendação, que definem a marca com mais de 120 anos.
No ranking dos diários - quinto no conjunto das categorias de Média - O JN posiciona-se ligeiramente acima do "Público" (em 10º lugar no ranking geral com 70, 94 pontos) e distancia-se do "Diário de Notícias" (em 14º com 68,78), do "Correio da Manhã" (em 32º com 58,17) e do jornal "i" (em 35º com 57,06).
"Destaque para a grande proximidade dos resultados médios entre os jornais 'Diário de Notícias', 'Público' e 'Jornal de Notícias' nas variáveis "confiança e imagem" e do distanciamento entre estes jornais e o 'Correio da Manhã' e o jornal 'i'", lê-se na análise feita pela Marktest.
A boa reputação do "Notícias" aumenta sobretudo quando se observa a região do Grande Porto e nas classes baixas e muito baixas.
No ranking geral do índice de reputação da Marktest para os média, quem lidera entre as 48 marcas analisadas é a RFM, rádio do grupo Renascença, com um índice de 76,89, muito elevado junto de pessoas entre os 35 e os 44 anos.
Diga-se, aliás, que o meio de comunicação "rádio" é aquele que obtém uma reputação média geral mais alta, liderando todas as listas. Para isto contribui a reputação de marcas como a RFM, a TSF, a Comercial e Antena1 - todas integradas no "top ten".
Destaque para a TSF que, sendo uma rádio de informação, surge em terceiro lugar na lista das 10 marcas mais reconhecidas - sobretudo entre os homens de 35 a 44 anos habitantes da região do Grande Porto.
O universo do estudo, segundo informou a Marktest, é constituído por indivíduos dos 15 e mais anos residentes no continente e a amostra é proporcional e representativa co de 1525 indivíduos. Foram estudados 48 meios de comunicação social.