A mostra recolhida pela Carma revela que as metrópoles Lisboa e Porto lideraram as notícias durante o período das eleições autárquicas, seguidas de Braga, Coimbra e Aveiro.
Corpo do artigo
Um estudo realizado pela Carma, empresa especialista em média, monitorou, entre 1 de setembro e 13 de outubro, mais de 29 mil artigos publicados em meios de comunicação online e de imprensa em Portugal, oferecendo assim uma "visão aprofundada sobre quem dominou o espaço mediático, quais os temas mais debatidos e que partidos e candidatos captaram maior atenção pública".
Lisboa (17%), Porto (13%), Braga (7%), Coimbra (6%) e Aveiro (6%) foram os concelhos que apresentaram maior volume de notícias acerca das eleições autárquicas, sendo que as publicações regionais representaram 62% do volume total.
Os principais candidatos às áreas metropolitanas foram os mais mencionados - Carlos Moedas (PSD/CDS/IL) e Alexandra Leitão (PS) em Lisboa, Pedro Duarte (PSD/CDS/IL) e Manuel Pizarro (PS) no Porto - seguidos de António Braga, cabeça de lista da coligação PS/PAN à Câmara de Braga. O minhoto acabou por perder as eleições por 276 votos para João Rodrigues (PSD/CDS/PPM).
O estudo revelou ainda que os temas da habitação (35%) e educação (28%) estiveram em destaque, uma vez que foram os grandes eixos da campanha mediática, seguidos de transportes (10%), saúde (8%) e governação local (8%).
PS liderou as menções
A nível nacional, o Partido Socialista (PS) foi o mais mencionado em todos os distritos e regiões autónomas, seguido do PSD e do CDS-PP, que obtiveram igual destaque (15% cada) na cobertura mediática.
Segundo o Filipe Pereira, diretor-geral da Carma, "a leitura mediática das eleições autárquicas é fundamental para compreender não só o que se discutiu, mas como se discutiu, bem como o impacto que a comunicação tem na perceção dos eleitores e consequentemente na intenção de voto".

