O jornalista Martim Avillez Figueiredo vai abandonar a direcção do diário "I". A notícia foi confirmada em carta enviada à administração da empresa e distribuída hoje, sexta-feira, à redacção.
Corpo do artigo
O director executivo, André Macedo, foi convidado a assumir o cargo, mas, de acordo com a mesma fonte, só dará uma resposta na segunda-feira.
Numa carta dirigida ao presidente do conselho de administração do grupo Lena e distribuída hoje, sexta-feira, à redacção e que foi citada pela Agência Lusa, Martim Avillez Figueiredo refere sentir-se "defraudado". "Fui defraudado, a minha dignidade profissional foi defraudada: sinto que defraudei quase cem pessoas que acreditaram em mim, no projecto que patrocinei e no qual verdadeiramente empenhei o meu nome", refere.
Na carta, o director demissionário menciona ainda a redução de custos que lhe foi pedida pela administração e que considera "desfigurar" o projecto para que foi desafiado para liderar em Julho de 2008.
"A dimensão da redução de custos que o presidente do conselho de administração da Sojormedia Capital agora me mandou implementar - redução essa aprovada por V.Exa. - irremediavelmente desfigura o projecto, tornando absolutamente impossível o cumprimento dos objectivos que me foram traçados", defende.
Martim Avillez Figueiredo dá um prazo à administração do grupo Lena para voltar atrás na decisão de reduzir os custos. "O mais tardar até ao dia 20 (terça-feira), dever-me-á informar se pretende reverter as directrizes inviabilizadoras do projeto I para o qual fui aliciado", disse.
Avillez Figueiredo pede ainda à administração que, no mesmo prazo, o informe "transparentemente, quais as perspectivas profissionais reservadas para os colaboradores do I".
O diário "I" - publicado de segunda-feira a sábado - chegou às bancas a 7 de Maio do ano passado. Pertencente à Sojormedia, holding do grupo Lena para a comunicação social, representou um investimento global de 10,4 milhões de euros.
Em Março passado, foi anunciada a possibilidade de venda dos 16 órgãos de comunicação social do Grupo Lena - entre eles o diário "i".
A decisão, que será tomada em breve, está relacionada com as dificuldades de financiamento sentidas ultimamente e com a opção de se concentrar nos negócios da construção e do ambiente.