Nelson D'Aires é o grande vencedor do Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora
Uma reportagem sobre um caso de "bullying" numa escola de Mirandela garantiu este sábado ao fotógrafo Nelson D'Aires a conquista do principal galardão do Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora, vencendo igualmente na categoria Série de Retratos.
Corpo do artigo
O fotojornalista argentino Walter Astrada, presidente do júri deste prémio, destacou que o trabalho de Nelson D'Aires, "feito ao longo do tempo, acompanhando um tema noticioso", mostra "uma visão pessoal do fotógrafo", ao mesmo tempo que, "desde o princípio, dá a entender tratar-se de um assunto importante".
"Com esta escolha, o júri pretende mostrar que, cobrindo matéria noticiosa, também é possível criar uma história completa, bem editada e com um estilo pessoal. O trabalho vencedor mostra que, se o fotógrafo for perseverante, vai conseguir sempre montar uma boa história", sublinhou.
Os vencedores da segunda edição do Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem/Câmara Municipal de Mora foram anunciados este sábado, numa cerimónia realizada no auditório municipal daquela vila alentejana.
A iniciativa, dedicada unicamente à reportagem, é promovida pelo município local e pela associação Estação Imagem, com sede em Mora e dedicada ao estudo e promoção da imagem, sobretudo da fotografia documental.
O concurso, com outras seis categorias, além do galardão principal, estreou-se em 2010 e, nesta segunda edição, a organização recebeu 164 inscrições de fotojornalistas, que submeteram 462 reportagens, num total de 4 968 fotografias.
Nelson D'Aires foi também o vencedor da categoria Série de Retratos, com "Bairro da Estação", sendo premiados ainda Tiago Miranda, pela reportagem "Retratos de um Despedimento", e Daniel Rocha, com "Candidatos Presidenciais", no segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Na categoria de Notícias, o primeiro classificado foi Enric Vives Rubio, por uma reportagem sobre a Madeira, o segundo foi Nelson Garrido, com o trabalho "Papa pela TV", e o terceiro foi Carlos Palma, por "Kingdom of Empty Dreams".
O primeiro lugar na categoria de Vida Quotidiana coube a José Carlos Carvalho ("Mãe entre Muros"), sendo ainda premiados António Pedro Santos ("Campismo"), em segundo, e Augusto Brázio ("Cova da Moura"), em terceiro.
Este último fotojornalista conquistou a categoria Ambiente, com a reportagem "Natureza", tendo o júri distinguido apenas outro fotógrafo, com o segundo prémio: Valter Vinagre, com o trabalho "Animais de Estimação".
Arte e Espectáculos foi outra das categorias que apenas teve dois premiados, com Artur Machado ("Paredes de Coura") a liderar, seguido de Martim Ramos "Mais que a Vida", enquanto a categoria de Desporto teve um único galardoado, Leonel de Castro, pela reportagem "Guerreiros do Norte".
Além de todas estas reportagens distinguidas, foi ainda atribuída a Bolsa Estação Imagem 2011 a Paulo Alegria, que propôs desenvolver um trabalho intitulado "Cultura Magra".