A familiares do Brasil que torcem por Portugal, Bruno Alves quer oferecer-lhes o triunfo depois de amanhã. O defesa do F. C. Porto, que continua a ser muito procurado pela Imprensa brasileira, pretende levar bem alto o nome da família.
Corpo do artigo
Não é a primeira vez que Bruno Alves defronta a canarinha - esteve na goleada sofrida em Novembro de 2008 (6-2) -, mas o jogo de depois de amanhã será especial.
O central portista está feliz porque sente que os familiares brasileiros, de Minas Gerais, estão com ele - seis tios e quatro primos, irmãos e sobrinhos de Washington, pai do jogador. E ainda a avó. "Tenho estado em contacto com a família do Brasil e toda esta mistura de sentimentos é engraçada. Mas é bom sinal. E sei que eles vão torcer por mim, claro", sublinha, à conversa com o JN.
As raízes de Bruno Alves projectam o interesse da Imprensa brasileira, em especial devido ao carinho que todos têm por um futebolista que faleceu precocemente, Geraldo, irmão de Washington.
É com um brilho de orgulho no olhar que o capitão do F. C. Porto fala, ao JN, do malogrado futebolista do Flamengo. "Tenho poucas recordações dele. O que me lembro são coisas que o meu pai me passou, como fotos e vídeos. Vi alguns no Youtube. O DVD do Zico também retrata a história do meu tio. Pelos vistos, era uma pessoa muito considerada no futebol brasileiro. Ainda hoje o é. Toda a gente se lembra da forma como ele jogava e a importância que tinha", explica.
Geraldo Cleofas Dias Alves alinhou, no Flamengo, com várias lendas do futebol brasileiro, como Zico (de quem era muito amigo) e Júnior, e perdeu a vida durante uma operação cirúrgica, quando apenas tinha 22 anos de idade, em 1976.
Bruno Alves é, no presente, o mais mediático elo de uma casta talhada para o futebol, mas o tio também foi internacional brasileiro. "Para mim, é bom poder honrar o nome da família e colocá-lo o mais alto possível, ao estar numa competição como esta", revela o jogador.
Mesmo reconhecendo que "o Brasil é uma grande equipa", Bruno Alves que manter Portugal na onda de bons resultados, após uma vitória histórica sobre a Coreia do Norte, que deixou uma boa recompensa: "Os jogadores trabalham no sentido de fazer coisas importantes".
Sobre uma eventual saída do F. C. Porto... nenhuma pista. A campanha no Campeonato do Mundo enche o coração e o pensamento de Bruno Alves. Não sobra espaço para mais nada, em termos profissionais. "Estou na África do Sul a pensar apenas na selecção. É nisso que estou concentrado. Tenho contrato com o F. C. Porto, depois logo se verá o que vai acontecer", termina.