A selecção não começou da melhor maneira a preparação para o Mundial da África do Sul. Empatou a zero com Cabo Verde, o 117.º do ranking da FIFA, e teve poucas chances de golo. Falta de ritmo e desinspiração foram as principais razões para o desfecho.
Corpo do artigo
Os assobios voltaram, ontem, ao Complexo Desportivo da Covilhã, mas por motivos diferentes. O público não gostou da paupérrima exibição de Portugal, cujo último jogo sem marcar tinha sido há praticamente um ano. Acontecera em Tallinn, num particular com a Estónia, a 10 de Junho de 2009. A bola até parecia estar furada...
Houve alguma falta de ritmo e de entrosamento, assim como muita desinspiração, especialmente nos movimentos ofensivos. Carlos Queiroz pode queixar-se, com razão, de que os últimos dos 24 elementos convocados apenas chegaram no sábado, mas Portugal, o 3.º da tabela da FIFA, jogava contra o 117.º...
A primeira parte foi fraca, com só uma ou duas ocasiões de perigo. Um toque de calcanhar de Deco, que isolou Nani - rematou à figura de Fock - foi um dos poucos momentos de emoção para quem procurava o melhor fio de jogo. Acabou por nunca o encontrar.
O meio-campo, constituído por Deco, Pedro Mendes e Miguel Veloso, raramente conseguiu fazer boas triangulações. E Ronaldo apenas acordou no segundo período. Chegou a dar a sensação de que teria possibilidades de mudar o resultado, mas CR7 pareceu cansado. O próprio o admitiu no final.
As várias alterações após o intervalo costumam, neste tipo de encontros, piorar a qualidade dos jogos, mas, no caso lusitano, até melhorou ligeiramente. No entanto, e para espanto geral, Cabo Verde também subiu de rendimento e chegou, em vários períodos, a discutir o triunfo.
O facto de Portugal ter terminado com apenas dez não ajudou, igualmente, a chegar à vitória, devido à lesão de Tiago, que saiu aos 72 minutos. E esse é outro problema para o seleccionador, que não sabe se poderá contar com o médio do Atletico Madrid no Mundial.
Portugal 0
Cabo Verde 0
Local: Complexo Desportivo da Covilhã. Arbitro: Carlos Gomez (Espanha).
Portugal: Eduardo; Paulo Ferreira (Miguel, 68), Bruno Alves, Ricardo Carvalho (Ricardo Costa, 46) e Fábio Coentrão; Pedro Mendes (Tiago, 56), Miguel Veloso (Raul Meireles, 46) e Deco (Danny, 56); Cristiano Ronaldo, Liedson (Hugo Almeida, 46) e Nani. Treinador: Carlos Queiroz.
Cabo Verde: Fock; Stopira, Ricardo, Varela e Nando; Marco Soares, Dário, Babanco (Heldon, 57) e Valter Borges (Vítor Moreno, 68); Dady (Semedo, 25) (Zé Luís, 90+2) e Lito (Tony Varela, 72). Treinador: João de Deus.
Ao intervalo: 0-0 Amarelos: Nando (38), Pedro Mendes (44), Nani (50), Cristiano Ronaldo (63) e Ricardo (90).