Inácio Ribeiro promete mudanças radicais no concelho de Felgueiras.
Corpo do artigo
É uma vitória histórica em Felgueiras porque desde que há eleições livres em Portugal nunca o PSD nem o CDS-PP tinham vencido as eleições para a Câmara. O feito da coligação destes dois partidos tem um rosto: Inácio Ribeiro. Economista, 43 anos, filho de gente humilde, saiu em ombros da sede de campanha para as ruas da cidade e dedicou a vitória ao "povo honesto de Felgueiras".
Foi com um abraço a todos os felgueirenses que a apoiaram nestes últimos anos que Fátima Felgueiras assumiu a derrota eleitoral. "Assumo pessoalmente esta derrota, confesso-vos a minha surpresa e também a minha tristeza", disse Fátima Felgueiras, que inclusive não assumirá o lugar de vereadora, perante uma meia dúzia de apoiantes tristes e cabisbaixos, presentes na sala do hotel Horus.
As primeiras notícias que davam conta da queda eleitoral de freguesias tidas como bastião de Fátima faziam prever cedo o cenário final da derrota.
Ao contrário, a cerca de duzentos metros, na sede de campanha da Coligação Nova Esperança (PSD/CDS-PP) apoiantes de Inácio Ribeiro chegavam em grupo visivelmente eufóricos. Bandeiras, gritos, buzinas e muita alegria.
Mal foi conhecido o desfecho eleitoral, Fátima Felgueiras, que se manteve em reunião com o staff, num quatro do segundo andar do hotel, desceu para falar à Comunicação Social e saudar o vencedor. "Julgo que o projecto que liderei durante estes quatro anos ainda precisava de ser continuado. Sempre servi Felgueiras com o melhor do meu esforço e o melhor do meu empenho, mas em democracia a vida é mesmo assim", disse. Finalmente, Fátima espera que o concelho "continue na senda do progresso e que o doutor Inácio Ribeiro faça bom uso de tudo aquilo que a nível dos projectos está aí lançado". E terminou deixando um forte abraço a todos os felgueirenses: "Peço-vos que não fiquem tristes porque Felgueiras vai continuar e a paixão por Felgueiras é o nosso bairrismo".
Poucos minutos depois da declaração de derrota, na sede da Coligação PSD/CDS-PP, Inácio Ribeiro saía em ombros por entre uma impressionante moldura humana. Acenava, emocionado, à multidão. Foi com muito esforço, por entre uma multidão eufórica a gritar "chegou a 25 de Abril a Felgueiras", ou "hoje é dia de Liberdade" que Inácio Ribeiro dedicou a vitória ao povo de Felgueiras. "É a vitória do povo e para o povo trabalhador e honesto. Vamos a partir de hoje fazer valer as suas competências colectivas que são de excelência. A partir de hoje vai mudar muita coisa em Felgueiras: vamos viver seguramente num município em que todos os dias apostaremos na competência colectiva. Este povo é um povo sério e humilde vai mudar radicalmente", disse.
"Eu acreditei sempre nesta vitória e, como tal, ela está aí", concluiu Inácio Ribeiro, economista de 43 anos, que pela primeira vez desde o 25 Abril chega ao poder autárquico em Felgueiras.