Cabeça-de-lista do PS à Câmara de Lisboa critica proposta de instalação da Feira Popular num local destinado ao Instituto Português de Oncologia.
Corpo do artigo
O candidato social-democrata Pedro Santana Lopes anunciou ontem, segunda-feira, que, se ganhar a Câmara de Lisboa, instalará a nova Feira Popular junto ao Parque da Bela Vista, no terreno que o actual executivo destinou ao IPO.
"É mais um exemplo de como os lisboetas têm duas candidaturas opostas", reagiu António Costa aos jornalistas, sublinhando que a preocupação do actual executivo é a saúde, o combate ao cancro e manter o IPO em Lisboa, enquanto que Santana Lopes "dá prioridade à diversão".
António Costa considera que a zona Norte do Parque das Nações é um local "excelente" para acolher um parque de diversões, acrescentando que já discutiu o assunto com o autarca de Loures, onde se situam aqueles terrenos.
Para o cabeça-de-lista do PS, as novas instalações do IPO, cuja localização foi disputada pela Câmara de Oeiras, irão, em conjunto com o futuro Hospital de Todos os Santos, contribuir para a valorização da freguesia de Marvila.
"A Bela Vista não é um bom sítio para isso [instalar a Feira Popular]. A Bela Vista é boa para respeitar os moradores", afirmou, sublinhando que "os moradores já se queixam do 'Rock in Rio', de dois em dois anos".
"Acho aliás um pouco estranho que se queira localizar um parque de diversões num terreno que é muito mais pequeno que o anterior da Feira Popular", acrescentou, sublinhando que, para isso, não ter valido a pena a permuta entre os terrenos do Parque Mayer e os de Entrecampos.
"Às vezes, mais vale não fazer do que fazer mal feito. O doutor Santana Lopes é especialista em fazer mal feito", acrescentou.
Segundo António Costa, o negócio da permuta dos terrenos dá razão à máxima "quem se mete em atalhos, mete-se em trabalhos".
Por outro lado, sublinhou Costa, "o parque do Tejo e Trancão, com enormes restrições à edificabilidade, tem uma localização óptima para um parque de diversões moderno, que valorize a relação com a água e o Rio".
António Costa começou hoje oficialmente a campanha eleitoral para as autárquicas de 11 de Outubro, com uma "arruada" que começou no Areeiro, mas não à superfície, seguindo por metro até à Baixa-Chiado, com várias mudanças de carruagem e de linha, até ao Campo Pequeno.
Acompanhado pela cabeça-de-lista à Assembleia, Simonetta Luz Afonso, Helena Roseta, Sá Fernandes e Manuel de Brito, António Costa prosseguiu pela Avenida 5 de Outubro e Avenida da República até ao Saldanha, distribuindo propaganda e rosas vermelhas.