Sabia-se há muito que as convenções não fazem parte do ADN dos suecos The Knife, cuja carreira - da limitação do número de atuações à aversão a entrevistas - é pródiga em escolhas, no mínimo, arrojadas. Ainda assim, a passagem do grupo pelo Festival de Paredes de Coura conseguiu surpreender - pela negativa - até aqueles que esperavam um espetáculo diferente dos demais.
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Misto de performance vanguardista abstrusa e exercício conceptual sobre os limites da própria noção de espetáculo, o concerto que assinalou a estreia dos The Knife no nosso país não será esquecido tão cedo pelos espectadores. Lamentavelmente, pelos piores motivos.
A sensação de logro instalou-se desde logo. Os primeiros 20 minutos, por exemplo, resumiram-se a uma sessão de aeróbica motivacional protagonizada por um elemento exterior ao grupo que instou a plateia a movimentos e poses constantes, nem todos, assinale-se, isentos de ridículo.
A entrada em cena dos irmãos Olof e Karin Dreijer pode ter levado os mais distraídos a pensar que, por fim, alguma normalidade iria ser introduzida no espetáculo. O cenário foi prontamente descartado quando se percebeu que uma parte significativa dos sons era pré-gravada ou que as coreografias exibidas mais pareciam ter sido extraídas do "Lord of the dance".
Excetuando a opinião contrária da meia dúzia de indefetíveis, está muito provavelmente encontrado o 'flop'da edição deste ano.
O penúltimo concerto da noite revelou-nos uns bens oleados Hot Chip, banda inglesa que, embora tenha sido formada apenas há uma dúzia de anos, situa nos anos 80 as suas verdadeiras raízes. O clima de celebração popular que souberam criar desde o início tem uma explicação simples: multi-instrumentistas competentes, os sete elementos que se apresentaram em palco são uma espécie de operários sonoros. Qual orquestra disco, cada um dos membros sabe exatamente o papel a desempenhar.
Com um ar de 'geek' envergonhado, Alex Taylor não será o mais dotado dos performers, mas como vocalista e mestre de cerimónias pede meças aos 'frontmen' mais efusivos.
Soubessem os espectadores que o concerto dos cabeças de cartaz da noite não seria, de todo, o que estavam à espera e a receção teria sido por certo superior...