As forças de segurança iraquianas detiveram um militante da al-Qaeda suspeito de planear ataques na África do Sul para o próximo Mundial de Futebol.
Corpo do artigo
Qassim al-Mussawi, porta-voz das forças de segurança em Bagdade, disse que o detido, Abdullah Azam Saleh al-Qahtani, foi oficial do exército saudita e é suspeito de estar a planear um "acto terrorista" na África do Sul, durante o Mundial de Futebol, que começa no dia 11 de Junho.
Durante uma conferência de imprensa, acrescentou que Al-Qahtani entrou no Iraque em 2004 e que é suspeito de vários ataques na capital e no país.
Apesar da morte de dois dos principais dirigentes da al-Qaeda, em Abril, durante uma operação que teve o apoio militar dos EUA, continuam a verificar-se ataques atribuídos ao grupo.
Ontem, segunda-feira, um grupo de militantes, envergando uniformes militares iraquianos, decapitou um clérigo sunita e penduraram a sua cabeça num poste de electricidade na cidade onde pregava contra a al-Qaeda, informaram o seu filho e a polícia iraquiana.
A violência no Iraque caiu de forma acentuada nos últimos anos, mas os sunitas que se revoltaram contra a al-Qaeda ou que são suspeitos de colaborarem com o governo xiita são atacados com frequência.