A Espanha, campeã europeia e mundial de futebol, e a Itália empataram a um golo este domingo no jogo de abertura do Grupo C do Euro2012 jogo disputado em Gdansk, na Polónia.
Corpo do artigo
A Itália travou este domingo a campeã europeia e mundial Espanha, impondo-lhe um justo empate 1-1 no arranque do Grupo C do Euro2012 de futebol, num jogo com domínios alternados.
O suplente Di Natale (61) inaugurou o marcador e Cesc Fabregas (64) empatou pouco depois, numa partida com os transalpinos mais perigosos no primeiro tempo e os espanhóis mais próximos do seu real valor na etapa complementar.
Com cinco futebolistas do Barcelona e quatro do Real Madrid, a Espanha surpreendeu sem ponta-de-lança de raiz no "onze", com o médio Fabregas mais adiantado, servido por David Silva e Iniesta.
A Itália, com seis atletas da Juventus, surgiu num figurino aparentemente mais defensivo, com um trio de centrais quando não havia uma referência contrária concreta na área, mas foi muito compacta e eficaz.
Muito técnico e com poucos espaços para desequilibrar, o jogo foi muito intenso e físico, e só no segundo tempo animou mais, quando as equipas perderam rigidez em busca do golo.
A Espanha fez jus ao seu futebol de posse de bola, mas até ao intervalo esse domínio esteve longe de ser claro: aliás, a Itália foi mesmo a equipa mais perigosa até ao descanso.
Depois de David Silva (11) desaproveitar contra-ataque em vantagem, atirando à figura, a Itália mostrou ser mais incisiva e Casillas foi obrigado a maior atenção, evitando a "festa" a Pirlo (13), Cassano (34) e Marchisi (36).
O "capitão" dos campeões do Mundo brilhou ao negar com uma palmada o golo a Thiago Mota, que cabeceou sem oposição.
Na segunda parte, a Espanha surgiu mais pressionante e Buffon mostrou qualidades, principalmente aos 51, com desvio ligeiro que impediu o remate cruzado de Iniesta de entrar ao poste mais distante.
A pressão sobre o condutor da bola era imensa e foi assim que Balotelli (55) deixou Sérgio Ramos "sentado" na lateral: a corrida para a baliza foi tão, tão lenta, que o espanhol teve tempo de se levantar e ainda cortar perto da pequena área.
Di Natale substitiu o perdulário companheiro e mal tinha aquecido quando se desmarcou nas costas de Piqué - excelente passe de Pirlo - e atirou para fora do alcance de Casillas (61).
A Espanha empatou de imediato, em lance de qualidade em espaços curtos - Iniesta serviu David Silva na zona central e este desviou para Fabregas, que surgiu em velocidade a atirar para o fundo das redes.
Buffon, fora dos postes, ainda negou o golo a Torres (75), que, dez minutos depois, falhou o "chapéu" com a baliza deserta.
Marchisio (88) "ofereceu" a Casilas o último fôlego da Itália.