A primeira noite do Optimus Alive teve lotação esgotada. 50 mil pessoas acolheram em euforia os Coldplay com gritos e muitas palmas. O concerto dos britânicos abriu com temas como "Yellow" e "In my place". Chris Martin agradeceu em português.
Corpo do artigo
Mal saem do comboio, na estação de Algés, um grupo de jovens inglesas ouve de um carro o refrão de uma música dos Coldplay e entra em histeria. Ainda faltam cerca de seis horas para o concerto mas é já aos berros, que Amy e um grupo de seis amigas, explica que vieram de Londres unicamente para ver o concerto dos Coldplay, porque seguem sempre que podem a banda inglesa. Aliás, mesmo antes de se entrar no recinto se nota de quem é a noite. Centenas de fãs personalizam as tshirts com mensagens que comprovam que vieram de propósito para ver Coldplay.
A primeira noite do Optimus Alive foi também marcada pela estreia de muitos artistas. Foi o caso dos indie-rockers Grouplove que, enquanto estavam em palco viram um avião a fazer acrobacias sobre o recinto do Optimus Alive. Mas não foram os únicos a estrear-se em território luso através do Optimus Alive.
O britânico James Blake actuou no Palco Super Bock e conseguiu reunir um grande grupo de fãs. Foi aliás com grande euforia que foi recebido, ele que foi considerado um dos artistas mais promissores de 2011. O minimalismo e a electrónica marcaram esta apresentação ao vivo do jovem artista britânico. Para além de James Blake, pelo Palco Super Bock passaram oito bandas e nomes como Patrick Wolf, Anna Calvi e os Example que fecharam este primeiro dia de concertos.
No Palco Optimus os Blondie mostraram mais uma vez que velhos são os trapos. Do alto dos seus 66 anos, a veterana Debbie Harry mostrou grande garra em palco trazendo ao festival os sucessos do grupo que desde o final de 1970 mantêm seguidores em todo o mundo. Em Portugal, o cenário não é diferente e juntaram-se, para ver os Blondie, festivaleiros de todas as idades.
"Call me" e "Maria" foram alguns dos sucessos que puseram todos a cantar, já numa espécie de aquecimento para o grande concerto da noite. Pelo Palco Optimus Clubbing, o primeiro dia de festival acolheu 12 bandas, entre os quais Capitães da Areia, Manuel Fúria e os Náufragos e Asterisco Cardinal Bomba Caveira.