A presidente do PSD pôs hoje em causa a fiabilidade das sondagens que dão vantagem ao PS, considerando que as pessoas evitam responder aos inquéritos por receio.
Corpo do artigo
A líder social-democrata diz ainda que não encontra ninguém que elogie José Sócrates.
"Ou as sondagens são feitas por pessoas que não são os portugueses, ou se as sondagens são feitas junto dos portugueses -- destes que andam atrás de nós e que eu sei que não vêm em camionetas nem trazidos nem empurrados à força -- então as sondagens dão-me aquela tranquilidade que me traz a recordação do que há menos de três meses aconteceu com as eleições europeias", afirmou Manuela Ferreira Leite, durante um almoço de campanha em Sintra.
"Fundamentalmente eu acredito na sabedoria das pessoas. Eu não encontro ninguém que fale bem do engenheiro Sócrates. Como é que é possível esperar-se que todas as pessoas vão, no silêncio do voto, votar no engenheiro Sócrates?", questionou.
De acordo com a presidente do PSD, "as pessoas todas sentem que o país está pior, as pessoas todas sentem que está mais pobre, todas as pessoas sabem que o país está mais endividado".
"Cada um de vós sabe que está ou no desemprego ou na ameaça do desemprego, que não se vê o apoio nem o desenvolvimento nem as políticas necessárias a combater o desemprego. E as pessoas sabem que isto é obra do engenheiro Sócrates, sabem que não é obra da crise", alegou.
Como explicação para os dados das sondagens, Ferreira Leite apontou: "Aquilo que eu acho é que as pessoas neste momento têm tanto receio de falar que já nem aos técnicos de sondagens respondem a verdade. O máximo que respondem é 'não sei'".
"É por as pessoas responderem 'não sei' que se está na situação mais caricata da vida que é, dois dias antes das eleições, todas as empresas de sondagens terem uma percentagem de indecisos que é superior à soma dos votos entre o PS e o PSD. Quer dizer, até aquele partido menos votado pode ganhar as eleições", acrescentou.
"Vamos estar todos em suspense no dia 27 porque, de acordo com as sondagens, todos podem sair vitoriosos das eleições. Bonitas sondagens estas que nos oferecem as empresas de sondagens", observou Ferreira Leite.