O francês Stéphane Lannoy foi nomeado para arbitrar, no sábado, o encontro entre Portugal e a Alemanha, da primeira jornada do Grupo B do Euro2012 de futebol, anunciou a UEFA.
Corpo do artigo
Em Lviv, na Ucrânia, Lannoy será coadjuvado pelos compatriotas Frédéric Cano e Michael Annonier (assistentes), Fredy Fautrel e Ruddy Buquet (árbitros adicionais) e pelo polaco Marcin Borski (quarto árbitro).
No jogo de abertura, em Varsóvia, entre a anfitriã Polónia e a Grécia, treinada pelo português Fernando Santos, estará o espanhol Carlos Velasco Carballo.
Esta será a segunda vez que Lannoy vai dirigir encontros da principal seleção portuguesa, depois de ter estado no triunfo luso na Hungria (1-0), decisivo no apuramento para o "play-off" do Mundial2010.
Antes tinha estado em jogos dos "três grandes", arbitrando a vitória fora do FC Porto sobre o Atlético de Madrid (3-0), na fase de grupos da Liga dos Campeões 2009/10, e no empate do Sporting com o FC Twente (1-1), numa fase preliminar da prova.
Em 2008/09, depois de ter estado nos Jogos Olímpicos Pequim2008, esteve na goleada sofrida pelo Benfica no terreno do Olympiacos (5-1), na Taça UEFA.
A primeira vez que se cruzou com equipas portuguesas, foi no Europeu de sub-21 de 2007, tendo arbitrado o nulo entre Portugal e a Itália.
No jogo de abertura, em Varsóvia, entre a anfitriã Polónia e a Grécia, treinada pelo português Fernando Santos, estará o espanhol Carlos Velasco Carballo.
No outro encontro do Grupo A, entre a Rússia e a República Checa, o português Jorge Sousa será o quarto árbitro do inglês Howard Webb.
A UEFA revelou também a equipa de arbitragem para o outro jogo do Grupo B, com o eslovaco Damir Skomina a dirigir o Holanda-Dinamarca.