A reabilitação dos bairros no Porto não pode parar, defendeu, esta quarta-feira de manhã, o candidato independente Rui Moreira, destacando ainda a necessidade de garantir a segurança nestes conjuntos habitacionais, por exemplo com guardas-noturnos.
Corpo do artigo
Durante uma visita ao Bairro da Mouteira, na freguesia de Lordelo do Ouro, Rui Moreira ouviu relatos de vários problemas resultantes da falta de intervenção no edificado, ao nível dos telhados, das fachadas e dos espaços verdes que estão ao abandono e representam uma ameaça para os moradores.
O candidato defendeu que é necessário continuar a apostar na reabilitação dos bairros no Porto, mas ressalvou que, porque "não se pode reabilitar todos" de uma vez só, há que envolver moradores e juntas de freguesia no sentido de "perceber melhor" quais "as intervenções prioritárias".
No Bairro da Mouteira, o presidente da associação de moradores, João Silva, queixou-se do amianto nos telhados e garantiu que, em algumas habitações, o cenário "é assustador" devido à humidade e a problemas de construção. No entanto, porque a Câmara não intervém no interior, reclama pelo menos obras nas fachadas e nos telhados.
Rui Moreira esteve ainda num terreno do bairro que fica junto à quinta de Serralves, onde a associação há muito reclama que a Autarquia resolva o problema de um riacho. "Parece que estão à espera que aconteça alguma desgraça para resolver o problema", queixou-se João Silva, com receio que alguma criança caia naquele pântano, que não está sequer vedado.
Além da reabilitação e da requalificação de espaços verdes, Rui Moreira insistiu, ainda, nas medidas que vem defendendo desde o início da campanha. As propostas para aumentar a segurança nos bairros passam, por exemplo, pela existência de guardas-noturnos e por videovigilância. Mas o candidato reclama também um maior apoio à população deficiente.