A vitória da Coligação Penafiel Quer (PSD/CDS-PP), liderada por Alberto Santos, venceu com larga maioria e confirmou a presença do autarca à frente dos destinos do município.
Corpo do artigo
Recandidato ao último mandato, o autarca penafidelense aumentou o resultado eleitoral e, ao contrário, Sousa Pinto, candidato do Partido Socialista não conseguiu, por escassa margem, atingir o resultado de Nelson Correia há quatro anos. Apesar disso, os socialistas devem confirmar a manutenção de três vereadores no executivo, contra seis da coligação PSD/CDS-PP.
O principal adversário, Sousa Pinto, deu os parabéns ao vencedor social-democrata. "Dou-lhe os meus parabéns pela vitória porque conseguiu, com o marketing que montou no processo eleitoral, vencer estas eleições. Conte comigo como seu opositor", disse Sousa Pinto.
Mal começaram a ser conhecidos os primeiros resultados, os apoiantes da Coligação Penafiel Quer deslocaram-se para o centro da cidade. A nível de freguesias, a coligação conseguiu ainda ganhar três freguesias aos socialistas e estes, por sua vez, conseguiram recuperar outras três.
Para Alberto Santos, "esta foi a maior vitória de um partido em Democracia em Penafiel", prometendo continuar a gerir os destinos da autarquia como até aqui.
A cidade de Penafiel atraiu, até ao final da noite, milhares de apoiantes da coligação, num ambiente de festa.