A paleta de cores não mudou no Porto desde 2005, voltando a ser pintada com cor de laranja. A coligação PSD/PP ganhou nove das 15 freguesias, numa noite sem surpresas nem alterações.
Corpo do artigo
Mesmo em Lordelo do Ouro, freguesia onde se insere o Bairro do Aleixo, cuja demolição ou não foi tema de debate durante toda a campanha para as autárquicas, com a oposição a dizer que a solução não passava pelo derrube das torres, e Rui Rio a manter a sua ideia, a PSD/PP ganhou, mantendo os mesmos lugares na Assembleia da Freguesia (7).
As novidades na noite portuense foram muito poucas, a troca de alguns lugares em algumas assembleias de freguesia.
É o caso de Paranhos, onde o PS perdeu um lugar para o PSD/PP, ou na freguesia de Ramalde, onde a CDU perdeu um dos seus lugares, ficou apenas com um representante na Assembleia de Freguesia, cedendo o lugar ao PSD/PP. Já em Santo Ildefonso o Partido Socialista cedeu um dos seus lugares, manteve quatro, para o Bloco de Esquerda que agora tem um representante.
O maior número de mudanças de cadeiras verificou-se na freguesia de S. Nicolau. O PS perdeu um mandato ficando com quatro, a coligação PSD/PP também perdeu um lugar, ficando agora com dois representantes. E foram a CDU e o Bloco de Esquerda que ganharam, com a CDU a ter agora dois lugares e o BE um lugar na Assembleia de Freguesia.
É exactamente o Bloco de Esquerda que consegue aumentar mais o seu número de representantes nesta votação, embora tenha perdido o lugar que conseguiu alcançar em 2005 na freguesia de Massarelos, que também em 2005, recorde-se, mudou de mãos do PS para o PSD/PP.
De resto nada de novo aconteceu nas 15 freguesias da segunda cidade do país, com o PS a manter a seis juntas que tinha em 2005.
No Centro Histórico, as freguesias de S. Nicolau, Vitória, Miragaia e Sé continuam vestidas de rosa, tal como há quatro anos.
De rosa continua a freguesia de Aldoar e Campanhã, esta última a freguesia de que todos os candidatos falaram durante a campanha, como uma das zonas da cidade mais deprimida e com mais necessidade de mudança.